Cia. Bipolar

       A Cia. Bipolar (Pt/ Arg) formou-se em 2012 quando Cátia Vieira e Juan Abalos se encontraram, viajando pelo Equador. Cruzam linguagens e ferramentas e apresentam-se em diversos palcos da Argentina, Paraguai, Chile e Brasil. um ano fazem de Buenos Aires a sua casa e agora residem numa pequena e bucólica aldeia do interior de Portugal, um inspirador lugar de criação.

74687802_409166686700189_214943480010296

     Juan Abalos es natural de Buenos Aires. Empenzó su carrera artística a los 18 años y sus primeros escenários fueron plazas y otros espacios públicos. Trabajó como payaso de hospital hasta 2003, año em que empienza a estudiar percussión con “El Choque Urbano”. Tres años después estudia teatro com A. Badalamenti, donde explora técnicas como clown, improvisación y comicidad.

     Con un espetáculo individual de circo, viaja por Suramerica. Sigue su formación professional con grandes referentes del género como A. Elizondo, Chacovachi, Johnnny Melville, Jef Johnson, entre otros.

     Desde 2016 vive en Portugal.

     Cátia Vieira nasceu e cresceu numa aldeia do centro de Portugal. Depois de terminar os seus estudos em Filosofia, dedicou-se à aprendizagem nómada. Durante quase uma década viajou na América Latina com o seu acórdeão, a sua máquina fotográfica e os seus cadernos. E foi descobrindo a palhaça, as artes plásticas, a música, a fotografia, a interpretação... Foi fazendo diversas formações por onde passava, actuando em diversos espaços. Mais tarde chegaram também as marionetas: a sua criação e manipulação.